Imaginação Criadora

BLOG
Fraternitas Rosicruciana Antiqua
FRA
BLOG
Ir para o conteúdo

Imaginação Criadora

Blog da FRA
Publicado por Aula Lucis Central · 8 Agosto 2021
Existe no interior dos seres humanos forças colossais, que a maioria desconhece.
Os Rosa-cruzes dão uma grande importância à chamada imaginação. Entretanto devemos nos esforçar para não confundirmos a imaginação, que chamamos de criadora, com a nossa conhecida fantasia. Imaginação é ver, em nosso mundo interno, as coisas espirituais aí existentes.

A fantasia é o devaneio, é o sonhar acordado, constituindo-se em simulacros da realidade, que surgem quando deixamos nossa mente vagar sem rumo, e sem o controle de nossa Vontade.

Nosso intelecto abstrato não nos permite "palparmos" as coisas espirituais, assim sendo necessitamos da imaginação criadora como ferramenta, que torna "tangíveis" as nossas representações abstratas. Nosso Irmão Maior Dr. Franz Hartmann dizia que "a imaginação é o poder plástico da Alma produzido pela consciência ativa, pelo desejo, e pela Vontade".

Assim sendo, para os Rosa-Cruzes a imaginação criadora é a capacidade, que possuímos, de tornar sensíveis aquilo que está em nossas mentes, dando "corpo" ao que provém do mundo espiritual, sendo, portanto, um meio de tornar perceptível aquilo que por sua natureza é invisível, mas não inconcebível.

Nosso Mestre Huiracocha, em relação a este tema, assim nos ensina:

1. Devemos observar, interiormente, as coisas espirituais, usando a imaginação.
2. A seguir devemos ouvir a Palavra Divina, para que ela prepare nosso organismo espiritual.

Após as etapas anteriores estaremos preparados para, em meditação, recebermos intuições provenientes do mundo espiritual.

Concluindo podemos dizer, que a porta que nos conduz à intuição é a imaginação criadora, quando adequadamente usada, isto é, com objetivos espirituais elevados, e sempre guiada pela Vontade, que a conduzirá ao seu destino, aquele por nós traçado e almejado. Que a força da imaginação criadora possa vir a fazer parte do arsenal interior de cada um dos irmãos buscadores da Rosa e da Cruz.

Tonapa R+

AFIRMAÇÕES POSITIVAS
Eu Sou o que o Criador é, logo Eu sou a Luz do Mundo, e quem Me segue não anda nas trevas; ninguém vai ao Pai, senão por Mim. ∆

(Dr. J. Adoum – Livro “EU SOU”)


webmaster Luiz Martin
Fraternitas Rosicruciana Antiqua
Rua Saboia Lima, 77 - Tijuca
Rio de Janeiro - RJ - Brasil 20521-250
Fone:    21-2254-7350
             WhatsApp:   21-99103-9367
       (somente transmissão de dados)
BLOG
Aula Lucis Central
Voltar para o conteúdo