Os efeitos do pensamento

BLOG
Fraternitas Rosicruciana Antiqua
FRA
BLOG
Ir para o conteúdo

Os efeitos do pensamento

Blog da FRA
Publicado por Aula Lucis Central · 8 Setembro 2021
O efeito imediato do pensamento sobre o nosso corpo, espírito, trabalho, felicidade, enfim, sob todos os aspectos da vida, é tão indiscutível que se torna desnecessário   demonstrar.

A experiência, porém, tem revelado que muitos estudantes não se apercebem do poder que o pensamento exerce sobre suas ações e, consequentemente, sobre o resultado dessas ações. Não é, portanto, demasiado tratarmos, embora ligeiramente, desse assunto. Um pensamento, alguém já o disse, é o início de uma ação.

Tudo que executamos é consequência de um pensamento que alimentamos em nossa mente. Podemos praticar um ato sob qualquer impulso momentâneo, porém, esse impulso é resultado de um pensamento ou pensamentos que previamente surgiram em nossa mente.

A mente subconsciente é um centro de extraordinário poder e energia. É uma força cega e atua por sugestão. Em outras palavras, age pelas impressões que recebe da mente objetiva e, portanto, a espécie de ação que produz, no plano físico, depende da espécie, boa ou má, dessas impressões, pensamentos ou sugestões.

A vontade e o sentido moral devem iniciar sua obra defensiva por pensamentos e não por ações, porque dos primeiros derivam as últimas. Por conseguinte, quem mantém pensamentos de pessimismo só pode expressar melancolia e fracasso;  quem mantém  pensamentos de falta de saúde só pode manifestar enfermidades e transtornos reais, em seu organismo.

Se um jovem diz: “tenho medo de não poder executar qualquer trabalho”, fracassará. Porém, se ao contrário, afirma a si mesmo que pode realizá-lo, então a sua mente subconsciente fará todo o possível para ajudá-lo a vencer, e se não aspira qualquer coisa muito acima do seu desenvolvimento, conseguirá o que deseja, com toda certeza.

Os bons pensamentos geram boas ações e os maus, ao contrário precisamente; portanto, é no domínio do pensamento que reside o domínio de si mesmo. Todos os vícios, derivam dos maus pensamentos. A única maneira de adquirir virtudes é permitir pensamentos construtivos e positivos, acompanhados de correspondentes e adequadas ações.

Se numa manhã chuvosa alguém diz: “que manhã horrível” essa manhã ser-lhe-á horrível e bem assim para os outros, porque, deste modo, criou uma sugestão de tristeza e desolação para si e para quantos o ouviram.

Se, entretanto, esse alguém imagina que o tempo poderia ser muito pior, que a chuva é muito útil ao campo, que o sol brilha no seu máximo esplendor por trás das nuvens e que tudo é perfeito no mundo de Deus, eximir-se-á ditoso e feliz, e tornará os demais ditosos e felizes, graças as irradiações benéficas do seu pensamento.

Do mesmo modo, se alguém afirma a sua consciência: “hoje, sinto-me muito mal”, sua mente subconsciente age em absoluta concordância com esta afirmativa. A ordem é transmitida imediatamente aos milhões de minúsculos e laboriosos trabalhadores, cuja função é reparar, construir e manter a saúde orgânica e, neste caso, agem de acordo com a mensagem expedida.  

Todo o sistema se deprime, diminui a vitalidade, decresce o poder de resistência de tal maneira que o corpo se torna passível e em condições favoráveis a primeira infecção que se apresente. Se, ao contrário alguém que não se sente muito bem, respira profundamente e ao executar esta prática repete: “o infinito é a minha saúde”, e mantém em sua mente o pensamento ou a imagem da saúde perfeita, sentir-se-á imediatamente melhor. A ordem: “manifesta-te, saúde perfeita!” será expedida telepaticamente a todo o corpo e a obediente falange de ativos trabalhadores receberá sua corrente de inspiração que os estimulará a trabalhar em benefício do paciente.

Igualmente, alguém que assevere: “estou certo de que não conseguirei este negócio”, sugere a si mesmo o seu pensamento.  Todos os atos tenderão subconscientemente para esse fim e inevitavelmente fracassará. Mas, aquele que, em circunstâncias semelhantes, disser resolutamente: “ninguém ousará embaraçar os meus negócios; farei com que os meus produtos ou os meus serviços sejam tão bons que todos os meus clientes, em benefício da sua própria conveniência, continuarão a negociar comigo”, sentir-se-á inspirado pela sua própria, sugestão, trabalhará e tornará os seus serviços tão indispensáveis ao público que, certamente acabará vencendo.

Vamos, pois, que os pensamentos modificam nossa vida e que com a simples fiscalização dos pensamentos, podemos dirigir as ações e, por meio desta, mudar o rumo do nosso destino e até o próprio  ambiente.

A filosofia do Reto Pensar é de um valor incalculável.  Ensina que os pensamentos mantidos na mente atraem, de acordo com a lei das vibrações, o material para a sua expressão objetiva; o que está presente na mente, com intensa claridade de pensamento e visão interna, manifesta-se na vida;  cada modalidade de pensamento produz um fruto de sua própria espécie. Ensina que se existe confusão de pensamento na mente, experimenta-se confusão e desarmonia na vida e, conforme os pensamentos e a visão mental, malogra-se ou glorifica-se a existência.

A prática do Reto Pensar, além de exercitar a mente, harmoniza os pensamentos com as Leis Imutáveis que regem o Universo, e assim, concede na vida o maior bem, a verdadeira felicidade, o único êxito que realmente satisfaz.


webmaster Luiz Martin
Fraternitas Rosicruciana Antiqua
Rua Saboia Lima, 77 - Tijuca
Rio de Janeiro - RJ - Brasil 20521-250
Fone:    21-2254-7350
             WhatsApp:   21-99103-9367
       (somente transmissão de dados)
BLOG
Aula Lucis Central
Voltar para o conteúdo