FILOSOFIA DOS ROSACRUZES E ALQUIMISTAS

A NATUREZA da Alquimia está claramente explicada pelo grande alquimista Johannes Tritheim, ao dizer: - “Deus é o fogo essencial e oculto em todas as coisas e especialmente no ser humano”.
Este fogo tudo gera, gerou e gerará no futuro, sendo ele mesmo a verdadeira Luz Divina, em toda a eternidade.
Deus é um fogo, porém nenhum fogo pode arder, nem a luz aparecer, sem que se acrescente o ar, que origina a combustão. Da mesma maneira o Espírito Santo em nós atua como um ar divino, como um sopro, saindo do fogo divino como um alento, que atua sobre o fogo que reside na Alma, de modo que a luz apareça, já que a luz deve ser alimentada pelo fogo, sendo ela mesma amor, alegria e gozo na eterna Seidade.
Aquele que não tem esta luz dentro de si mesmo está no fogo sem luz. Entretanto, se a Luz está dentro dele, é o Cristo que está dentro dele e o Cristo que está dentro dele toma forma em seu interior e a pessoa conhecerá a Luz, tal como ela existe na Natureza.
Todas as coisas, tais como as vemos, são em seu interior fogo e luz, onde se oculta a essência do Espírito. Todas as coisas constituem uma Trindade de Fogo, Luz e Ar, ou em outras palavras: Espírito é o Pai, que é uma Luz Divina essencial; O Filho é a luz manifestada e o Espírito Santo é o ar, o impulso divino e essencial.
O fogo reside no coração e envia seus raios através de todo o corpo do homem, originando a vida que nele existe. Porém, ninguém jamais nasceu do fogo sem a presença do espírito de santidade.
Expressando em outras palavras podemos dizer: Todas as coisas são criadas pelo pensamento e existem na Mente Universal e dentro de cada uma delas está latente a Vontade, por cuja ação podem se desenvolver e aumentar seus poderes.
Isto ocorre, sob circunstâncias favoráveis, pela ação lenta da Vontade Universal, que atua na Natureza e pode ser realizado, em tempo curto, com a ajuda da vontade consciente do alquimista. Porém, antes que a vontade de uma pessoa possa realizar tais maravilhas no exterior, sua vontade deve primeiro adquirir consciência própria no interior de si mesmo. A luz que brilha desde o centro de seu próprio coração deve ser vida e arder, antes que ele possa agir sobre as substâncias com que os alquimistas trabalham.
Dr. Franz Hartmann R+
Fraternitas Rosicruciana Antiqua
Rua Saboia Lima, 77 Tijuca -20521-250 - RJ
Home: www.fra.org.br/E-mail: [email protected]