Ecclesia Gnostica - Fraternitas Rosicruciana Antiqua - Ordem Rosa-Cruz | FRA

Fraternitas Rosicruciana Antiqua
Site Oficial do Brasil
Aula Lucis Central
FRA
FRA
Ir para o conteúdo
Patriarca  Huiracocha
A Igreja Gnóstica

A Ecclesia Gnostica, fundada no Brasil em 1936, vem funcionando ininterruptamente até a presente data.
Sua Sede no Brasil está situada à rua Sabóia Lima 77 na Tijuca, cidade do Rio de Janeiro (RJ). Ela funciona em plena harmonia com a Fraternitas Rosicruciana Antiqua, ambas abrigadas no mesmo local.

Nossa Igreja tem como principal finalidade levar ao público em geral - membros da FRA ou não - os ensinamentos deixados pelo Mestre Huiracocha. A missa feita na Igreja Gnóstica da FRA é uma missa de um outro Gnóstico alemão chamado Dr. Peithmann.

O Dr. Peithmann, que morreu nos EUA, era Patriarca da Igreja Gnóstica que passou assim o legado ao Mestre Huiracocha que trouxe para o Brasil em 1936 O ritual gnóstico de nossa igreja, que é um  Ritual tipicamente cristão-gnóstico baseado em parte, na Pistis Sophia.

"Dr. Peithmann - Patriarca Basílides ( 1865-1943 )
O Dr. Peithmann foi um membro da Ordem do Graal, fundada em 1893. Peithmann incorporou a Antiga Igreja Gnóstica de Eleusis por ele fundada em 1920.
Em 1927 o Dr. Arnold Krumm-Heller funda a sua Ordem Rosa-Cruz ( F.R.A. - Fraternitas Rosacruciana Antiqua ), anexando à sua Ordem a Antiga Igreja Gnóstica de Eleusis do Dr. Peithmann ( Patriarca Basílides ). É bom saber que o Mestre Huiracocha foi consagrado Bispo pelo Patriarca Basílides, sendo depois o Sucessor da Antiga Igreja Gnóstica de Eleusis assim Arnold Krumm-Heller tornou-se Arcebispo Supremo da Igreja Gnóstica do Dr. Peithmann

Na revista Rosa Cruz vol. IV, n° 3, Krumm-Heller escreve:

"Fui ordenado Bispo da Igreja Gnóstica ( em 1930 ) de acordo com o padrão ordenado, e algumas semanas depois de um congresso realizado em Londres pelas dignidades alta da antiga Igreja Gnóstica, decidi reviver esta igreja de dormência. Visitei Patriarca Basilides, e ele confirmou os meus poderes para criar congregações e paróquias na Espanha e na América."( M. Huiracocha )

O M. Huiracocha dirigia então duas instituições: a F.R.A. e a Igreja Gnóstica de Peithmann; onde seguiu desenvolvendo intenso trabalho de divulgação dos ensinamentos nas duas instituições.

Isso significa que a Liturgia Gnóstica do Dr. Arnold Krumm-Heller ( Huiracocha ) vem da Antiga Igreja Gnóstica de Eleusis do Dr. Peithmann ( Patriarca Basílides ) e que a Liturgia de Aleister Crowley vem da "Igreja Gnóstica" de Jules Doinel ( 1842-1903 ), através da Ordem Martinista de Papus e da O.T.O. do maçon Theodor Reuss.
 
Todos os domingos, às 09:00 horas, realizamos, em nossa Sede (Rua Sabóia Lima, 77 - Tijuca) e também na filiada de Niterói (Rua Fróes da Cruz, 29 - Centro) o Ritual Gnóstico da Missa, cerimônia para a qual convidamos todos os estudantes e pesquisadores sinceros. Também nossos demais filiados realizam a Missa Gnóstica em suas localidades no mesmo dia e horário.

O que é GNOSE e GNOSTICISMO

Gnosticismo é o ensino baseado na Gnose, o conhecimento da transcendência, ao qual se chega através de meios intuitivos interiores. Embora o Gnosticismo se baseie na experiência religiosa interior, nem todas as experiências psíquicas podem ser reconhecidas como gnósticas. O Gnosticismo refere-se a uma específica experiência religiosa, uma experiência que não se presta à linguagem da teologia ou da filosofia, mas que com elas tem grande afinidade, e expressa-se as vezes por meio do mito. Com efeito, vê-se que a maioria das escrituras gnósticas toma a forma de "mitos". O termo "mito" não deve ser entendido como "estórias que não são verdadeiras", ao contrário, as verdades contidas nesses mitos são de uma ordem diferente dos dogmas da teologia ou das conclusões da filosofia.

GNOSE, possuída pelos Iniciados, opõe-se à vulgar PISTIS (crença) dos fiéis. É mais uma revelação secreta e misteriosa. As seitas gnósticas possuem livros de origem alógena, ou seja, de origem exterior e superior ao mundo em que vivemos. Tais obras são atribuídas a enviados celestes. Exemplos: o "Livro Sagrado do Grande Espírito" uma das obras usadas pelos Setianos (de Set, um dos filhos de Adão); Por sua vez, todos os gnósticos cristãos pretenderam haver herdado através de vias misteriosas os ensinamentos secretos dados por Jesus a seus discípulos: Basílides recebeu de Matias as doutrinas esotéricas a este reveladas pelo Salvador. Os sectários gnósticos fizeram circular muitos evangelhos apócrifos: "O Evangelho Segundo os Egípcios", "O Evangelho de Maria", o "Livro Secreto de João" são alguns exemplos. Estudemos essa preciosa tradição, em nossa busca da Verdade...


*** Leia o artigo do Mestre Huiracocha: EUCARISTIA
Fraternitas Rosicruciana Antiqua
Webmaster: Luiz Martin
Voltar para o conteúdo